Sabe aquela sensação estranha que você sente quando está assistindo um filme? Aquele medo frustrado em uma cena? Ou até mesmo aquela imensa vontade de chorar quando ao ver uma cena triste, por mais que o filme seja de ação?
Não é só a cena que acontece, mas a parte musical também colabora, não é à toa que sempre existe um musical de fundo. Um bom exemplo disso é a cena do filme Transforme: O Último Cavalheiro na qual o Sir. Edmund Burton (Interpretado Anthony Hopkins), fica chamando a atenção do Cogman (Interpretado por Jim Carter), por atrapalhar o momento da conversa entre Cade Yeager (Interpretqado por Mark Wahlberg) e Vivien Wembley (Interpretado por Laura Haddock).
A trilha sonora torna cada momento ou cada situação em algo mais cativante a fim de te tornar em algo muito mais envolvente. Isso ocorre em diversas ocasiões e em diferentes situações, por exemplo:
Em cena triste
Em cenas alegres (orgulhosa)
Em cenas assustadoras
E em até comerciais e entre outras coisas
Dica: use o fone de ouvido
Damos esse nome de frequência sonora. Para entender melhor vamos entender 2 coisas: 1°- O som e 2°- A frequência.
O som é a compressão material ou uma vibração mecânica, ela que se propaga de forma de onda através do ar e chega aos nossos ouvidos que chamamos de ondas sonoras. Essas ondas sonoras é o que a gente ouve quando alguém bate um martelo, toca um violão e até mesmo quando ligamos o rádio
A frequência é a característica sonora que o ouvido distingue se um som é agudo ou se é grave. Esta característica está relacionada com a quantidade de ciclos provocada por uma onda sonora. Ou seja, Quantas vezes ele irá se repetir em um período de 1 segundo. Frequência ela é uma grandeza física e mecânica e essa frequência é expressa em Hertz (Hz).
Essas frequências também servem para crias músicas e melodias pois cada som que é gerado nos dá uma sensação de se o som nos agrada e qual que não. Músicos e compositores e até mesmo cientistas sempre buscavam formas de transformar som em algo mais presente em nossas vidas e, é por isso que existem musicas que são alegres, triste, que nos dão esperança ou mesmo que faz lembrar daquela pessoa em especial. Hoje conhecemos como notas musicais, acordes e melodias que é muito conhecido no mundo da música e na musicoterapia.
O Cinema por sua vez veio sempre inovando para que cada cena fosse mais envolvente. Além das músicas que são feitas para o momento ele também utilizam sons desagradáveis e barulho para criar um susto. Dica: quando chegar uma parte de um filme de suspense, terror ou até ação e o ambiente ficar em silêncio, pode ter certeza que haverá uma pancada de som alto para te assustar.
Sem contar que o cinema já possui o sistema surround que já se comporta como áudio 3D que da uma sensação que você está dentro do filme.
Outro fenômeno que diretores de cinema utilizam é chamado de ultrassom e infrassom. O ouvido Humano consegue ouvir frequências de 20Hz até 20KHz, então utilizam frequências bem baixos e altos para incomodar ainda mais a pessoa.
(Atenção: ajuste seu volume para visualizar esses vídeos)
Frequências baixas:
Frequências altas:
Outro fenômeno que utilizam é o efeito de Shepard. Esse efeito é feito de notas musicais e vai subindo de 8ª em 8ª e quando passa dessa 8ª ele reinicia da escala original e vai subindo assim consecutivamente.
Essa escala dá uma ilusão auditiva, ou seja, esse arranjo de sons induz para quem escuta se o som está subindo ou descendo. Uns dos Diretores que gosta muito de usar essa escala é Christopher Nolan.
Vale lembrar que frequência é o som grave que vai ficando mais agudo isso porque está aumentando o ciclo e como consequência, a frequência aumenta e quando o ciclo vai diminuindo, o som vai ficando mais baixo. Ele não fica alto, o que fica alto é o volume e volume muito alto é prejudicial ao ouvido.
Fontes:
https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/07/27/Como-a-trilha-sonora-amplia-o-clima-de-tens%C3%A3o-no-filme-%E2%80%98Dunkirk%E2%80%99
https://m.gizmodo.uol.com.br/ilusao-sonora-filmes-christopher-nolan/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Som
https://raquellima16.wordpress.com/2011/01/27/caracteristicas-do-som-frequencia-amplitude-e-timbre/